Yahoo junta-se ao Google e recusa Microsoft


Acordo para venda de publicidade analisado pelas autoridades

A aproximação entre as maiores empresas mundiais de tecnologia e Internet deu uma reviravolta inesperada. Depois de ter admitido que falhou na tentativa de convencer a Microsoft a aumentar a sua proposta de fusão, a Yahoo anunciou que chegou a acordo com a rival Google para a venda de publicidade através do seu motor de busca.

Segundo revelaram a Yahoo, esta parceria entre os dois maiores motores de pesquisa da Internet deverá traduzir-se num volume adicional de receitas anuais de 800 milhões de dólares (521 milhões de euros).

O acordo - que tem a duração de três anos, com possível renovação por um total de 10 anos, se a Yahoo quiser - prevê um período de três meses e meio até à implementação para que as autoridades reguladoras possam analisá-lo.

A parceria não é exclusiva, pelo que outras empresas podem concorrer ao espaço de publicidade disponível nas pesquisas da Yahoo. Uma tentativa para ultrapassar as preocupações das autoridades dos EUA sobre a concentração num sistema único da venda de publicidade pelos dois maiores concorrentes deste mercado.

A parceria entre a Yahoo e o Google surge depois de a primeira ter desistido de convencer a Microsoft a melhorar a sua proposta de fusão. A gigante da informática fundada por Bill Gates ofereceu 33 dólares por cada acção da Yahoo, mas a oposição dos accionistas levou a administração a recusar essa oferta.

Desde então, as duas empresas tinham encetado um processo negocial que levou, segundo fontes citadas pela Reuters, a Microsoft a subir o preço para 35 dólares, mas apenas por 16% do capital, mais a compra total do motor de busca. A Yahoo recusou novamente e decidiu virar a sua estratégia de crescimento para a rival Google.

As acções da Yahoo já caíram 16% desde que anunciou o fim das negociações. A Microsoft, por seu turno, subiu 4%. - P.F.E.

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