Yahoo sabia que a colaboração com o Google violaria leis antitruste
O Comitê de Energia e Comércio do Congresso dos Estados Unidos mandou uma carta ao CEO do Yahoo expressando preocupação a respeito do efeito do acordo fechado com Google sobre a privacidade dos usuários de internet e as taxas de publicidade.
Joe Barton, republicano do Texas, escreveu para o CEO Jerry Yang na quarta-feira dizendo que o plano do Google e do Yahoo de dividir publicidade e receita “levanta sérias dúvidas, não somente sobre os efeitos da parceria no mercado de busca, mas também sobre a proteção dos dados dos usuários do Yahoo”. Barton ressaltou a consolidação do mercado de publicidade online, que representa 10% de todo o mercado, nos últimos 2 anos. “Fico preocupado com o impacto desta parceria na competição dentro do mercado de publicidade online”, ele disse.
Os legisladores também questionaram a respeito de documentos registrados no tribunal em Janeiro de 2008, sugerindo que o Yahoo sabia que a colaboração com o Google violaria leis antitruste, já que o Google é dominante neste segmento e o Yahoo com uma sólida segunda posição. Juntas, as duas empresas dominam 80% do mercado de busca, seguidos pela Microsoft.
Barton também questionou Yang quanto a privacidade. "Estou preocupado também como esta relação entre Google e Yahoo afetará a coleta, a armazenagem e o uso de dados relacionados às atividades online dos usuários."
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