SÃO FRANCISCO, EUA (AFP) — O grupo de internet Yahoo anunciou nesta quinta-feira um acordo com seu poderoso competidor Google, número um da publicidade online, com o qual espera obter um aumento de lucros da ordem de 800 milhões de dólares por ano.
A aliança tem duração de quatro anos e é prorrogável por até dez anos, incluindo apenas as atividades do Yahoo nos Estados Unidos e no Canadá, segundo comunicado divulgado pelo grupo.
O acordo, não exclusivo, prevê que o Google possa incluir anúncios ao lado da publicidade nas buscas realizadas por usuários do Yahoo.
As duas empresas informaram ter esperado por três meses e meio antes de pôr em prática a aliança, a fim de dar tempo às autoridades da livre competição para examinar os termos do acordo.
O Yahoo, que rejeitou uma tentativa de compra por parte da gigante Microsoft, anunciou ainda que o acordo seria anulado em caso de mudança da diretoria em qualquer um dos dois grupos.
Entretanto, se o Yahoo mudar de controle nos próximos 24 meses, terá que pagar uma indenização ao Google no valor de 250 milhões de dólares.
O Yahoo acredita que a aliança permitirá a melhora de sua situação e ajudará em sua defesa contra a campanha iniciada por um de seus acionistas, o multimilionário Carl Icahn, que tenta substituir a diretoria e vender a empresa à Microsoft.
"Este acordo comercial dá ao Yahoo a oportunidade de direcionar os anúncios mais importantes para cada usuário, enquanto oferece os anunciantes e aos editores uma melhor tecnologia publicitária para ajudá-los a ter sucesso em seus negócios", declarou o presidente exectivo do Google, Eric Schmidt.
"Este acordo preservará um espaço de anúncios online competitivo e dinâmico", concluiu.
0 comentários:
Postar um comentário