Depois de passar meses resistindo às tentativas de aquisição feitas pela Microsoft, o Yahoo! decidiu seguir por outro caminho para se sustentar no mercado online e melhorar a competitividade. A companhia anunciou nesta quinta-feira (12/06) um acordo com o Google para exibir anúncios de seu rival junto com seus resultados de busca.
Segundo nota divulgada ao mercado, o acordo é válido para algumas de suas propriedades nos Estados Unidos e Canadá. A parceria não é exclusiva e dá a possibilidade de o Yahoo! exibir links patrocionados do Google, de terceiros e de suas próprias operações.
O Yahoo! acredita que a parceria vai melhorar o padrão de remuneração no mercado de buscas nos Estados Unidos e Canadá. Segundo a empresa, essa é uma oportunidade de cerca de 800 milhões de dólares em receita. Nos primeiros 12 meses de implementação, a expectativa é que a parceria gere entre 250 e 450 milhões de dólares em fluxo de caixa adicional.
O comunicado, o CEO e fundador do Yahoo!, Jerry Yang afirmou que “a convergência das buscas e da exibição [dos links] é o próximo e maior desenvolvimento a acontecer na evolução da indústria dos anúncios online, que muda tão rapidamente”.
Pelos termos do acordo, o Yahoo! vai selecionar os termos de buscas e também as páginas onde exibirá os links patrocinados do Google. A companhia pretende definir o perfil de navegação de seus usuários e determinar, a partir daí, o número e a localização dos resultados fornecidos pelo Google. A parceria se aplica a buscas patrocinadas e identificação de conteúdo, mas não a busca algorítmica.
Além disso, o as duas empresas concordaram em estabelecer um padrão de interoperabilidade entre seus serviços de mensagens instantâneas, o Yahoo Messenger e Google Talk.
“Nossas estratégias são especialmente desenhadas para capitalizar essa convergência – e esse acordo nos ajuda a avançar de forma significativa. Ele também representa um importante próximo passo em nossa estratégia aberta”, relata Yang.
O acordo tem a duração de dez anos com três anos opcionais de renovação. A expectativa é que a parceria seja colocada em prática em três meses, depois de ser aprovada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Fim de conversa
O anúncio da parceria com o Google vem no mesmo dia em que o Yahoo! anunciou o fim das negociações com a Microsoft. A gigante de software já cortejava o Yahoo! desde o início de fevereiro, quando ofereceu cerca de 45 bilhões de dólares.
O Yahoo! recusou as ofertas e atestou que apresentava valor de mercado superior ao volume oferecido. Segundo a empresa, a decisão de encerrar as negociações foi tomada após diversas reuniões com a Microsoft sobre a possibilidade uma aquisição parcial ou total.
0 comentários:
Postar um comentário