Bordéis são base para mapa on-line inteligente

da Folha de S.Paulo

O futuro da internet flerta com o passado remoto. A chamada profissão mais antiga do mundo está no centro do Bitchmaps, projeto que une os endereços do fórum de um enorme guia on-line de garotas de programas ao Google Maps.

"O objetivo é experimentar, com o conceito de geotagging [marca geográfica em dados da internet] aplicado a uma base que não tivesse sido propriamente preparada para o assunto", disse um dos criadores do serviço, que prefere se identificar apenas como Chester, em entrevista por e-mail à Folha.

Ele é o criador, com a ajuda de amigos, do mashup (mistura de recursos de diferentes origens) que está no ar há menos de um mês e recebe cerca de 700 visitas diárias.

A escolha do tema, diz ele, foi motivada pela quantidade de endereços no site que serviu de base, que não tem ligação com o projeto, e pelo "aspecto lúdico", no dizer de Chester. "A cena de alguém, no meio da rua, resolver, do nada, procurar os serviços ofertados pelo site foi um grande motivado para trabalhar esses dados", contou.

Web 3.0

A criação de Chester tem relação com a internet semântica ou web 3.0, quando os dados da rede vão ser interpretáveis pelas máquinas. Por exemplo, um programa vai identificar e diferenciar, sozinho, os endereços de pizzarias e de lojas de tênis em um site e jogá-los em um mapa. Para isso, o ideal é que o site seja feito com códigos apropriados --a mudança é nos bastidores da página.

Como a página que serviu de base de dados não foi feita dessa forma, Chester chama seu projeto de "quase uma web 2.5". "[É] uma ponte entre o hoje e o amanhã", que dá o "gosto da interatividade" da próxima geração da internet.

Google Earth

O Bitchmaps pode ser visualizado diretamente no navegador ou por meio de um arquivo KML --padrão criado para o Google Earth que, na semana passada, foi adotado por uma instituição internacional de formatos.

O Google Earth, navegador geográfico, ganhou, na semana passada, uma nova versão, com novidades na manipulação da luz solar, entre outras.

Políticos

Antes da prostituição, Chester usou a política como tema de projeto. Ele participou da criação de Golpe, o Super Trunfo dos Políticos Brasileiros, jogo que repercutiu internacionalmente.


0 comentários: