O novíssimo iPhone 3G é lançado na Califórnia


Steve Jobs confirmou rumores e lançou oficialmente o iPhone 3G, nova versão do smartphone de sucesso da Apple na conferência da WorldWide 2008 em San Francisco, na califórnia.

O novo iPhone é resultado da aplicação na prática das lições que a Apple aprendeu com seus consumidores desde o lançamento da primeira versão do aparelho, há um ano. Os quatro desafios, segundo o CEO, seriam o suporte a redes 3G, melhor suporte às necessidades do mercado corporativo, suporte a aplicativos de terceiros e "preço mais acessível". Mercado corporativo e aplicativos de terceiros são questões resolvidas pela nova versão do sistema operacional do iPhone, batizada de "iPhone 2.0", que chega ao mercado no início de julho com recursos como integração a servidores Microsoft Exchange. A data também marca a estréia da loja online de aplicativos para o iPhone, chamada App Store.

O novo sistema estará disponível gratuitamente para os atuais proprietários do iPhone e também poderá ser instalado no iPod Touch, com custo de US$ 9,90. Já o suporte a redes 3G e preço mais acessível são os principais destaques do iPhone 3G, que também traz outros recursos como módulo GPS e qualidade de som "dramaticamente melhorada". Como especulado, o novo modelo é mais fino que o original, com uma tampa em plástico preto menos vulnerável a riscos e manchas que o metal usado atualmente.

Entretanto, dimensões gerais (largura e altura) bem como a aparência do aparelho sofreram apenas mudanças mínimas. Quanto conectado a uma rede 3G, o novo iPhone é 2.7x mais veloz que o modelo anterior no acesso à internet, com velocidades de download se aproximando do possível em uma conexão Wi-Fi. Em um slide da apresentação, Jobs compara o tempo necessário para carregar o mesmo site em um iPhone 3G, um Nokia N95 e um Palm Treo 750. O iPhone ganha, baixando o site em 21 segundos contra 33 e 34 segundos do N95 e Treo, respectivamente. A autonomia de bateria também é muito superior à do iPhone original: 300 horas em espera, 10 horas de conversação em uma rede 2G (contra 5 horas no original), 5 horas em uma rede 3G (a maioria dos aparelhos aguenta apenas 3 horas), 5 a 6 horas de navegação na internet em alta velocidade, 7 horas de vídeo ou 24 horas de áudio. Mas foi o preço do novo aparelho que surpreendeu o público.

Quando lançado há um ano atrás, o iPhone de 8 GB custava US$ 599. Para espanto geral, Jobs anunciou que o modelo com 8 GB de capacidade será vendido por apenas US$ 199. Outro modelo com o dobro da capacidade, 16 GB, será vendido por US$ 299 e também estará disponível na cor branca. O aparelho chegará às lojas de 22 países em 11 de julho. Um detalhe curioso na apresentação foi a afirmação de Jobs de que a Apple tem um plano de expansão do iPhone para 70 países (e abertura da loja online de aplicativos em 62 deles), que será colocado em prática "nos próximos meses". A julgar pelo mapa-mundi mostrado no telão, o Brasil está na lista, confirmando declarações da América Móvil/Telmex: no início de Maio, a empresa afirmou que havia fechado um acordo com a Apple para redistribuição do aparelho na América Latina. No Brasil, a empresa é proprietária da operadora Claro.


0 comentários: