da Folha Online
O Yahoo! fechou um acordo com o Google na área de publicidade on-line. A aliança foi anunciada na quinta-feira (12), mesmo dia em que a empresa de internet informou que as negociações com a Microsoft estavam definitivamente terminadas.
Conforme o acordo, o Yahoo! vai exibir anúncios comercializados pelo Google em seu sistema de buscas e outros sites de Estados Unidos e Canadá. Como a aliança não prevê exclusividade, o Yahoo! poderá escolher entre exibir seus próprios anúncios, os do Google ou de outros parceiros.
"Nós acreditamos que a convergência de busca e display é o próximo grande desenvolvimento na evolução nas aceleradas mudanças na indústria de publicidade on-line. Nossas estratégias foram elaboradas especificamente para capitalizar com essa convergência --e esse acordo nos ajuda a avançarmos de maneira significativa. Ele também representa um importante passo na nossa estratégia, aproveitando os progressos que já fizemos e avançando para um mercado mais aberto", afirmou o presidente-executivo do Yahoo!, Jerry Yang.
A empresa de internet poderá escolher os termos de busca e as páginas em que os anúncios do Google vão aparecer. "O Yahoo será um revendedor do Google sempre que fizer sentido, e isso deve ocorrer muitas vezes, já que as buscas patrocinadas no Google já se mostraram muito mais eficazes", afirma o analista Martin Pyykkonen, da Global Crown Capital.
Mas, mesmo assim, o acordo pode despertar acusações sobre concorrência desleal --o democrata Herb Kohl, presidente de uma subcomissão antitruste do Senado dos Estados Unidos, já anunciou que vai investigá-lo.
A empresa de internet espera que a aliança seja responsável por um faturamento de US$ 800 milhões por ano --o valor estimado para os primeiros 12 meses é de US$ 250 milhões a US$ 450 milhões.
Bastidores
Por trás do acordo, há uma tentativa do Yahoo! em se mostrar lucrativo para seus acionistas, mesmo que se mantenha em condição independente. Muitos acionistas do Yahoo!, como o bilionário Carl Icahn, pressionavam a direção a aceitar a venda para Microsoft. Icahn chegou a pedir a demissão do executivo-chefe do Yahoo!, Jerry Yang.
Mas o Yahoo! disse também na quinta-feira que, em reunião no último dia 8, a empresa de Bill Gates informou não estar mais interessada em simplesmente comprar o Yahoo!, mesmo pelos US$ 33 por ação previamente oferecidos, o que daria um total de US$ 47,5 bilhões.
A última oferta estabelecia a compra do setor de buscas do Yahoo! e o pagamento de US$ 35 dólares por ação por uma participação de 16% da empresa de internet. A Microsoft apostava em um acordo com o Yahoo! para melhorar sua inserção no mercado publicitário da rede e concorrer com o Google.
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