Yahoo chega a acordo com o Google

Minutos depois de anunciar o final das negociações com a Microsoft, o motor de busca Yahoo anunciou um acordo publicitário com um dos seus principais concorrentes, o motor de busca Google. Assim, a partir de agora o portal Yahoo vai ter anúncios do Google.

Microsoft não compra Yahoo

Este acordo pode trazer proveitos para o Yahoo na ordem dos 500 milhões de euros a somar ao valor da renda anual.

Pouco depois do final das negociações com a Microsoft, as acções do Yahoo caíram cerca de 23 por cento na bolsa. Mas no momento em que o anúncio do acordo com o Google foi feito, o seu valor recuperou 24 por cento.

«Acredito que o acordo com o Google nos proporcionará uma forma mais rápida de nos revalorizarmos», explicou o director geral do Yahoo, Jerry Lang.

Google não detém exclusividade

A presidente do Yahoo, Susan Decker, dirigiu-se aos accionistas para lhes explicar que tinham negociado uma percentagem competitiva dos lucros de publicidade que derivam do Google, mas negou-se a dar a percentagem que o Google lhes pagaria pelo tráfego.

O negócio não oferece exclusividade à Google e o acordo terá a duração de dez anos, dividido num período de quatro, mais outros dois de três anos renováveis.

A notícia também levantou suspeitas entre as autoridades da concorrência dos EUA. O presidente do subcomité responsável do Senado, o senador da Virgínia, Herbert Kohl, notificou que sua agência examinará com atenção a colaboração entre os motores de busca. As consequências para consumidores e anunciantes podem ter um alcance extenso e por isso exigem um exame detalhado.

0 comentários: