Minutos depois de anunciar o final das negociações com a Microsoft, o motor de busca Yahoo anunciou um acordo publicitário com um dos seus principais concorrentes, o motor de busca Google. Assim, a partir de agora o portal Yahoo vai ter anúncios do Google.
Este acordo pode trazer proveitos para o Yahoo na ordem dos 500 milhões de euros a somar ao valor da renda anual.
Pouco depois do final das negociações com a Microsoft, as acções do Yahoo caíram cerca de 23 por cento na bolsa. Mas no momento em que o anúncio do acordo com o Google foi feito, o seu valor recuperou 24 por cento.
«Acredito que o acordo com o Google nos proporcionará uma forma mais rápida de nos revalorizarmos», explicou o director geral do Yahoo, Jerry Lang.
Google não detém exclusividade
A presidente do Yahoo, Susan Decker, dirigiu-se aos accionistas para lhes explicar que tinham negociado uma percentagem competitiva dos lucros de publicidade que derivam do Google, mas negou-se a dar a percentagem que o Google lhes pagaria pelo tráfego.
O negócio não oferece exclusividade à Google e o acordo terá a duração de dez anos, dividido num período de quatro, mais outros dois de três anos renováveis.
A notícia também levantou suspeitas entre as autoridades da concorrência dos EUA. O presidente do subcomité responsável do Senado, o senador da Virgínia, Herbert Kohl, notificou que sua agência examinará com atenção a colaboração entre os motores de busca. As consequências para consumidores e anunciantes podem ter um alcance extenso e por isso exigem um exame detalhado.
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