NOVA YORK (AFP) — Os três grupos Google, Yahoo! e Microsoft, com sede na costa oeste dos Estados Unidos, formam o trio líder da internet mundial, procurando os três captar o mercado em plena efervescência da publicidade na internet.
Esse mercado chegou a cerca de 40 bilhões de dólares em 2007 e deverá atingir 75 bilhões em 2010, em grande maioria proveniente de publicidades ligadas às buscas na internet.
As pesquisas na interneA realizadas por internautas, segundo a sociedade Comscore, são dominadas por Google (62,4%), seguidas por Yahoo! (12,8%), e Live Search da Microsoft (2,9%). O chinês Baidu (5,2%) se intercala no terceiro lugar graças à força de seu mercado interno, mas não tem presença internacional.
Seguem os pesos respectivos dos três gigantes americanos (cifras de 2007):
Google:
Criado em 1998
Negócios: 16,6 bilhões de dólares
Lucro líquido: 4,2 bilhões de dólares
Cifra de negócios com publicidade on-line, fora as comissões: 11,6 bilhões
Efetivos até o final de março de 2008: 19.156
Valor em Bolsa (em 24/04/2008): 171 bilhões de dólares
Ponto forte: líder mundial da pesquisa em internet, filial de clips video YouTube, serviços de publicidade on-line através de Adword e Adsense.
Yahoo!:
Criado em 1994
Negócios: 6,97 bilhões de dólares
Lucro líquido: 660 milhões de dólares
Cifra de negócios com publicidade on-line, fora as comissões: 5,1 bilhões
Efetivos final de 2007: 14.300
Valor em Bolsa (em 24/04/2008) 36,7 bilhões de dólares
Ponto forte: serviços populares como Yahoo! e-Mail ou Yahoo! atualidades, com 500 milhões de inscritos no mundo.
Microsoft:
Criada em 1975
Negócios: 57,9 bilhões de dólares
Lucro líquido: 16,96 bilhões de dólares:
Cifra de negócios com publicidade on-line: cerca de 2,8 bilhões
Efetivos final de 2007: 79.000
Valor em Bolsa (24/04/2008): 296 bilhões de dólares
Ponto forte: n°1 mundial do setor com o Windows, instalado em mais de 90% dos computadores.
0 comentários:
Postar um comentário