Google promete revolução na busca por imagens

Pesquisadores do Google afirmaram ter criado um software de busca por imagens que terá o mesmo impacto da ferramenta original da empresa, chamada PageRank, diz o “New York Times”. O Google, lembra a publicação, se consagrou ao levar para os usuários as informações classificadas por ordem de relevância.

Em uma conferência de tecnologia realizada em Pequim, na China, dois funcionários da empresa apresentaram o que eles chamam de VisualRank, um algoritmo que mistura software de reconhecimento de imagem com técnicas para medir a importância dessas figuras, além de relacioná-las com imagens parecidas.

Apesar de a busca por imagens já ser usada nas ferramentas de busca, os resultados que aparecem dependem principalmente do texto associado a elas. Apesar de décadas de esforço, diz o “NYT”, a análise de imagens continua sendo um problema não resolvido pela ciência da computação. Muito progresso foi feito para reconhecer rostos que aparecem em fotos, por exemplo, mas os programas continuam sendo incapazes de identificar montanhas ou objetos.

“Queremos incorporar tudo o que está acontecendo no campo de visão computacional ao ambiente da web”, afirmou Shumeet Baluja, pesquisador do Google, que fez a apresentação em Pequim com seu colega Yushi Jing.

O projeto da empresa é focado em um sistema de imagens que já foram catalogadas pela companhia – a empresa não informa quantas delas há em seu banco de dados. Com isso, diz o site de tecnologia “Register”, o algoritmo faz comparações e tenta “entender” tudo o que é exibido em uma foto. Em seguida, usando um procedimento baseado no PageRank, cada imagem considerada durante uma busca recebe um peso numérico para identificar sua importância em relação às outras.

Com esse mecanismo, exemplifica o “Register”, uma busca por imagens relacionadas à rede de lanchonetes McDonald’s poderia trazer fotos que mostram seu símbolo – a letra “m” em amarelo. A foto em que essa imagem aparece com grande destaque, no entanto, seria considerada mais relevante se comparada com aquelas em que o “m” só é um detalhe da paisagem.

Esse algoritmo ainda não está disponível para os usuários e os pesquisadores do Google não deram uma data de lançamento para a novidade.


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