Google vai disponibilizar documentos em sânscrito

Cerca de 800 mil manuscritos em sânscrito, propriedade de uma universidade indiana, vão ser digitalizados e disponibilizados online pelo Google.

Temas como matemática, retórica, astrologia, astronomia e direito fazem parte de um vasto acervo que o gigante das pesquisas pretende colocar acessível online.
A iniciativa constitui parte da estratégia da empresa para alargar o seu serviço Google Book Search, de acordo com o Indo-Asian News Service.

Os milhares de documentos pertencem à Universidade de Mysore, e incluem os primeiros tratados políticos indianos, do século IV antes de Cristo.

"Escritos tanto em papel como em folhas de palma, alguns dos documentos remontam ao século VIII", referiu o vice- reitor da universidade. "O objectivo é restaurar e preservar esta herança cultural contribuindo para uma efectiva disseminação do conhecimento", sublinhou, acrescentando que a instituição de ensino pretende patentear os documentos "antes de os disponibilizar publicamente", esclarece um artigo da Ars Technica.

Elaborar um arquivo deste tipo, útil para estudantes e investigadores, não será tarefa fácil. Terá, em primeiro lugar, de envolver tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres, de forma a traduzir os textos manuscritos, transformando-os em caracteres pesquisáveis.

0 comentários: