Google compra serviço de georeferenciação Panoramio

Pioneira em georeferenciação, a empresa espanhola desenvolveu um serviço que permite adicionar fotografias aos mapas Google.

A Google vai adquirir a Panoramio, especialista em georeferenciação ("geotagging", em inglês). A companhia já havia demonstrado interesse na empresa espanhola, ao incorporar a sua aplicação nos serviços Google Earth e Maps.

Disponível em 35 idiomas, o Panoramio é um serviço de partilha de fotografias, com a particularidade de estas poderem ser localizadas nos mapas do motor de pesquisa, para consulta pública.
Os visitantes podem, por exemplo, pesquisar por uma cidade e ver imagens do local, incluindo paisagens e pormenores arquitectónicos.

A Panoramio - pioneira no desenvolvimento desta funcionalidade - foi criada a 3 de Outubro de 2005, sendo actualmente uma referência neste domínio, em particular para os amantes da fotografia e viagens.
Com a integração no Google Earth, em Dezembro de 2006, a percentagem de visitas diárias cresceu 500 por cento. No primeiro mês de funcionamento eram cerca de 200. Actualmente, a média é de 400 mil.
O número de utilizadores registados, por sua vez, ascende aos 300 mil (dados de Abril).

Perante estes dados, o serviço não passou despercebido. Por iniciativa da publicação especializada Red Herring, a Panoramio foi eleita uma das 200 empresas de tecnologia europeias do ano.

Os criadores do portal destacam, como vantagens desta aquisição, a disponibilidade de novos recursos e a criação de uma melhor infraestrutura, garantia de um desempenho e fiabilidade superiores.
A operação, de valor indeterminado, será consumada no decorrer do mês.

Nota: Na foto, um exemplo de georeferenciação no Google Maps, para uma empresa do ramo imobiliário.

0 comentários: