Steve Ballmer, principal
executivo da Microsoft Corp., disse que a empresa ainda está interessada em fechar um acordo com o Yahoo! Inc. para abocanhar uma fatia maior do mercado de anúncios online, que movimenta US$ 41 bilhões por ano.
A Microsoft abandonou uma oferta no valor de US$ 47,5 bilhões apresentada ao Yahoo em 3 de maio passado após o conselho administrativo do Yahoo ter dito que a proposta era baixa demais.
Posteriormente a Microsoft se ofereceu para comprar a divisão de buscas do Yahoo, disseram duas pessoas familiarizadas com as negociações em 19 de maio último.
A aquisição do Yahoo ajudaria a Microsoft, que é a maior fabricante mundial de software, a desafiar o domínio do Google Inc. no mercado de anúncios na internet.
"O motor fundamental para nós é que estamos tentando acelerar nossas iniciativas para obter escala nos anúncios online", disse Ballmer, ontem, em pronunciamento realizado em Washington.
Acionistas pressionam
Jerry Yang, principal executivo do Yahoo, está enfrentando pressão dos acionistas para vender a empresa de internet que ele ajudou a criar, ou a deixar o cargo. O investidor bilionário Carl Icahn, que quer que o Yahoo aceite fechar negócio com a Microsoft, disse ao Wall Street Journal que, se ele obtiver o controle do conselho administrativo da empresa, tentará fazer Yang deixar o cargo.
Antes da oferta inicial da Microsoft, o Yahoo havia registrado oito trimestres consecutivos de queda nos lucros, após perder tráfego de usuários no setor de buscas online para o Google.
A Microsoft estava tentando diminuir a vantagem que a separa do Google por meio da aquisição do Yahoo, medida que quase triplicaria sua participação no mercado de buscas na internet dos EUA.
"A tecnologia de software e a escala da interação com os usuários serão parte importante da maneira pela qual as divisões de mídia e publicidade se diversificarão no futuro", disse Ballmer durante jantar organizado pela AEA, associação comercial de tecnologia de Santa Clara, Califórnia.
Yahoo vende para Wal-Mart
O Yahoo! fechou um acordo para vender anúncios online para o site do Wal-Mart Stores Inc., a maior rede varejista do mundo.
O acordo plurianual permitirá ao Yahoo, sediado em Sunnyvale, na Califórnia, fornecer aos anunciantes maneiras melhores de atingir os consumidores que utilizam o Walmart.com, conforme comunicados de ambas as empresas.
Jerry Yang, do Yahoo, tentou elevar as vendas de anúncios online da empresa e encontrar uma estratégia para concorrer com o Google Inc. de forma mais próxima, após ele ter rejeitado, no mês passado, a oferta de compra pela Microsoft. O domínio do Google no tráfego de buscas na internet também deu à empresa, sediada em Mountain View, na Califórnia, a liderança no setor de anúncios na internet, mercado que movimentou US$ 41 bilhões em todo o mundo no ano passado, segundo a Piper Jaffray & Co.
Receita será duplicada
A Microsoft prevê que as vendas do setor de anúncios online podem quase dobrar até 2010.
O site do Wal-Mart utilizará a plataforma de gerenciamento de anúncios (AMP, pelas iniciais em inglês) do Yahoo.
O programa permite que os clientes coloquem anúncios em um número maior de sites usando um único aplicativo, atingindo os consumidores de acordo com faixa etária, sexo e local de residência.
Este ano, até ontem, as ações do Yahoo subiram 12%.
A Microsoft retirou sua oferta de compra de US$ 33 por ação do Yahoo em 3 de maio passado, em função de Yang tê-la rejeitado e exigido um mínimo de US$ 37 por ação.
Microsoft ainda está interessada em fechar negócio com Yahoo
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