O recente evento "Google I/O" para desenvolvedores, ocorrido no fim de maio no pavilhão Moscone West, em São Francisco, EUA, reuniu engenheiros de software interessados nas tecnologias de desenvolvimento que estão impulsionando as aplicações online ultimamente. O conteúdo foi altamente técnico, com 90 sessões contemplando AJAX e JavaScript, APIs e ferramentas, aspectos sociais, mapeamento, geo-referência e mobilidade - em tempo: o termo "I/O", do nome do evento, vale por input/output, ou entrada/saída, em português.
O evento teve por meta expandir as fronteiras das aplicações web usando Google e tecnologias "open web" (web aberta). Os participantes tiveram a oportunidade de pôr a mão na massa nos laboratórios de código, os chamados "I/O Code Labs", que possibilitou aos engenheiros um primeiro contato prático com as novas tecnologias e ferramentas de desenvolvimento. Foi promovido contato informal entre os desenvolvedores visitantes e as equipes de engenharia da Google, em que foram respondidas perguntas de alto nível de complexidade, além de ter havido discussões sobre diferentes abordagens aos desafios do ofício, bem como elucubrações sobre o futuro.
Tratando também de problemas de ciência da computação e de questões sobre linguagens de programação, o evento Google I/O foi uma excelente oportunidade para os desenvolvedores fazeram contatos, discutir suas idéias e compartilhar seus achados, num clima de franca camaradagem e de cooperação mútua.
A palestra de abertura do evento, intitulada "Clientes, conectividade e a nuvem", com 1h29m de duração, teve início com a participação de Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia da Google. A íntegra da palestra está disponível num vídeo em inglês no YouTube, no link http://tinyurl.com/5lypvh .
Vic trabalhou por 15 anos na Microsoft e, no constante e quase obsessivo processo de absorção de talentos pela Google, foi contratado pela líder mundial em buscas online em 2007. Vic possui duas patentes registradas: uma na área de computação distribuída e outra na área de identificação e acesso a recursos de nuvens computacionais.
Também participaram da fala de abertura do Google I/O os especialistas Allen Hurff (do MySpace), Steve Horowitz, Kevin Gibbs, Mark Lucovsky, Bruce Johnson, David Glazer e Nat Brown (do iLike). Quem lida com desenvolvimento e se vira razoavelmente bem com a língua inglesa não pode perder essa palestra, pois ela sinaliza com clareza os rumos que a empresa está adotando no setor de desenvolvimento, ou seja, tentar a ousada iniciativa de minorar a eterna tensão entre "poder de computação" versus "acessibilidade desse poder", aplicando esses novos conceitos à imensa nuvem computacional de que o internauta atual desfruta muito embora a grande maioria quase nem saiba de sua existência.
O site oficial do evento é http://code.google.com/events/io .



0 comentários:
Postar um comentário